O QUE SÃO CONTRATOS FUTUROS DE ETANOL?
O objetivo dos Contratos Futuros de Etanol é proteger os preços desse combustível para os produtores de cana de açúcar e de Etanol poderem garantir que comprarão essa commodity a um preço determinado em determinada data futura.
O ativo negociado e o Etanol hidratado combustível, segundo as especificações da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Mas o investidor não precisa receber a mercadoria física – o que implicaria custos de transporte, armazenamento e outras taxas.
O contrato diz respeito a metros cúbicos de Etanol, sendo que cada metro cúbico corresponde a 1.000 litros. A cotação é em Reais por metro cúbico.
O lote mínimo (1 contrato) equivale a 30 m³, isto é, 30 mil litros de Etanol hidratado combustível.
Claro que o investidor, mesmo sem possuir o produto para vendê-lo ou mesmo que não tenha intenção de comprá-lo, pode negociar os contratos de acordo com suas expectativas de alta ou queda do preço do Etanol. O investimento é feito nesses Contratos Futuros de Etanol e, na data acordada, são pagos os valores, mais a flutuação do ativo.
QUAL É A RENTABILIDADE DOS CONTRATOS DE ETANOL?
A cotação do Etanol varia de acordo com a variação do preço desta commodity no mercado físico. O preço de um contrato, sua oscilação e, portanto, sua rentabilidade é determinada pelo preço do Etanol no mercado físico, bem como a proximidade de vencimento da data do contrato.
Como se trata de uma commodity agropecuária, a lucratividade tem a ver com a época do ano, a região de cultivo, a meteorologia, a época de colheita, a qualidade do processamento, o preço do combustível na bomba, a oferta do produto no mercado e uma demanda relativa maior ou menor. Assim, o investidor deve estar ciente que o Contrato Futuro de Etanol é um commodity de renda variável em que se pode ganhar ou perder dinheiro de acordo com a flutuação dos preços.
Os contratos futuros de Etanol são costumeiramente usados, por isso, para proteção do preço futuro do combustível, por produtores e pelas empresas de processamento de cana e combustíveis.
PARA QUEM É INDICADO CONTRATOS DE ETANOL?
O Contrato Futuro de Etanol é um ativo de renda variável. Apesar de poder ter seus riscos gerenciados e flutuação prevista dentro de uma margem de erro de acordo com a análise técnica é indicado apenas para aqueles investidores que estejam cientes das possibilidades de perdas ou de ganhos insuficientes. Se o investidor é um produtor ligado ao setor do Etanol, é um papel recomendado para fazer proteção de preços.
QUAIS OS RISCOS DE INVESTIR EM CONTRATOS DE ETANOL?
O mercado do Etanol é regido pela oferta e pela procura, pela produção da cana de açúcar e pela produção do combustível. O risco é de que em caso de compra de um contrato, o preço do Etanol caia e, portanto, haja perda. Ou então que ele não suba como o esperado. No caso de venda de contrato, se o preço subir, o investidor também fica no prejuízo. Essa variação de preços tem diversos motivos: maior oferta, maior demanda ou mesmo políticas do governo.
COMO É A TRIBUTAÇÃO DE CONTRATOS DE ETANOL?
Como em outras commodities agrícolas, como o Boi Gordo, o Café e a Soja, sobre o Contrato Futuro de Etanol incide Imposto de Renda e o recolhimento é de responsabilidade do investidor.
A alíquota é de 15% sobre a soma algébrica dos ajustes diários (se positiva). A apuração se dá quando do encerramento da posição. Há também 0,005% retido na fonte sobre a soma algébrica dos ajustes diários (se positiva).
Para operações de day trade (operações em que a compra e a venda do contrato acontecem no mesmo dia), a alíquota do Imposto de Renda é de 20%, mais o imposto na fonte, uma alíquota de 1%, se a soma for positiva.
Taxas de corretagem, taxas da bolsa e emolumentos podem ser deduzidos.
COMO FUNCIONAM OS CONTRATOS DE ETANOL?
O investidor pode investir em contratos futuros de Etanol a partir de seu home broker.
O código do ativo é ETH mais a letra correspondente ao mês e um número correspondente ao ano de vencimento do contrato. Por exemplo, um contrato de Etanol que vence em julho de 2016 tem o código ETH N 16. Os vencimentos dos contratos se dão em todos os meses do ano.
Assim como os outros contratos futuros, é feito um ajuste diário de acordo com a variação do preço do contrato. Se há prejuízo ou lucro, eles são debitados ou creditados na conta do cliente diariamente. A finalidade disso é evitar que haja inadimplência, mesmo motivo da existência de uma margem de garantia que deve estar depositada em conta a fim de garantir que o investidor tenha fundos para bancar um possível prejuízo. No caso do Contrato de Etanol, essa margem é de 6,31% do volume negociado nos contratos.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS CONTRATOS DE ETANOL
Vantagens
- Fazer hedge protegendo o valor de compra ou venda do Etanol, caso se esteja envolvido no mercado desta commodity, garantindo um preço em determinada data futura.
- Para o investidor comum, há a possibilidade de especular a queda ou a alta do preço do Etanol. Se ele acha que o preço vai cair, ele vende contratos, investindo somente a margem inicial. Se ele acha que vai subir, pode comprar contratos.
Desvantagens
- Os ajustes são diários: prejuízos e lucros são realizados no mesmo dia.
- Margem de garantia de 6,31%.
- Imposto de renda.
- Existe um prazo de vencimento. Se você quiser ficar na posição para além do vencimento.
- Renda variável: portanto envolve riscos.